A realização deste Blogue foi proposto como objectivo na disciplina de Gestão de Comunicação, lecionada pela docente Drª. Ana Cruz.
Este Blogue acabará por ser um peça fundamental a todas as disciplinas do 2º ano, do curso de Gestão de Marketing no IPAM.
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Product Placement
(PP) é a inserção de produtos em preogramas de televisão ou até mesmo filmes.
Esta técnica não é nova. Ela já estava inerente nos primórdios sa televisão, mesmo antes da publicidade, no entando este foi evoluindo ao longo dos tempos, tornando-se cada vez mais sofisticado (a sua formatação foi envolvendo mais mensagens) e abrangente (para além de televisão e cinema este pode ser encontrado em internet, revistas, livros e jogos). A tendência desta técnica de comunicação é vcada vez mais crescente, pois levas as tradicionais mensagens para dentro dos filmes programas, etc. Assim mesagens e programas tornam-se integrados e inseparáveis, e assim nenhuma delas serão esquecidas pelo público, visto que uma leva em associação à outra.
Vantagens:
Não sofre de falta de credibilidade, como a publicidade;
Não sofre com o efeito zapping;
Benéfico para ambas as partes.
Desvantagens:
Quando fora do contexto pode ter efeitos negativos;
Excesso de interrupções entre filmes e programas;
Contudo o que se pode observar no crescente uso do PP, cada vez mais de maneira incisiva, apesar dos protesto da audiência. Se este for demasiadamente integrado no contexto, tende a ser menos denotado pela audiência. Se ficar muito fora do contexto, provocará ruído.
Eis aqui um bom dilema que deve ser enfrentado pelo gestor de comunicação ao optar por esta técnica de comunicação.
Bom Exemplo:
Um bom exemplo de boa utilização de PP é o famoso e premiado filme "NÁUFRAGO" nele, a história e a divulgação das empresas Federal Express ou Wilson estão fundidas no filme.
Onde termina a história e começa a mensagem comercial? É impossivel saber!
Fonte: OGDEN/CRESCITELLI, "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição Pearson Prentice Hall
Comentário:
Este curto Video apresenta um trailer do filme homem aranha, onde inúmeras marcas são destacadas de forma bem visível como poderemos ver, embora estas se encontrem bem contextualizadas.
Há uma crescente tendência para a utilização desta técnica, o público cada vez mais se foca em programas televisivos, cinemas, (filmes em casa) home cinema, uma vez que essa tendência dificilmente poderá ser revertida, à que aproveitar e inserir os produtos/serviços nesses mesmos programas, filmes...
Para além de nos depararmos em si com os produtos/serviços, se gostarmos do programa ou filme iremos sempre associar esse produto a essa série, filme ou programa, e vice-versa. Embora seja uma técnica de altos investimentos, é quase que certa de sucesso, revertendo de certa forma o investimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário