segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PUNK MARKETING

Sendo o movimento PUNK uma atitude de rebelião contra tudo o que é tradicional, o “Punk Marketing” é uma forma inovadora de marketing que rejeita o status-quo e reconhece uma alteração no “controlo” das empresas para os consumidores.


Por outras palavras, é uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem “manda”, quem controla ou mesmo quem detêm o poder.


A utilização desta estratégia de marketing pressupõe inovação, risco e uma dose muito grande de vontade de creatividade.




Como toda a técnica esta apresenta algumas vantagens e desvantagens, relativamente a primeira podemos deparamo-nos com um melhor e mais proximo relacionamento com o cliente, este torna-se automaticamente uma técnica mais personalizada, é tambem mais autentica e onde se poderá dar largas à inaginação.


Por ouro lado a desvantagem que se salienta mais neste caso é o seu nivel de risco, por ser algo tão livre tão personalizado e verdadeiro, poderá entrar em choque com as diversas mentes da sociedade onde se vive.



A Converse Shoes é uma multinacional distuingue-se das restantes marcas devido à sua forma de estar no mercado de calçado para jovens, compreende-os e aceita-os tal como estes são, com todas os seus "defeitos e manias", criando uma quebra no que é normal, fungindo a todas as regras que no geral todas as grandes marcas multinacionais seguem...









Livro: Ogden/Crescitelli "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição Pearson Prentice Hall

Comentário:

Um bom exemplo de punk marketing é a marca Converse, tal como podemos obeservar neste video, uns ténis que já duram há imenso tempo... que perccorreu inúmeras gerações e que mesmo assim conquista um vasto mercado.

O video mostra-nos isso mesmo, não se trata de ser novo, trata-se de serem Converse e que nunca as iremos trocar por outras, passe o tempo que passar.

A técnica de Punk Marketing vem com a Converse, arriscar tudo com a sua forma de interagir com público-alvo, gritando bem alto, "Bem ou mal falem de mim... Porque eu estou aqui!"

Sem comentários: