segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

PUNK MARKETING

Sendo o movimento PUNK uma atitude de rebelião contra tudo o que é tradicional, o “Punk Marketing” é uma forma inovadora de marketing que rejeita o status-quo e reconhece uma alteração no “controlo” das empresas para os consumidores.


Por outras palavras, é uma filosofia que rejeita as verdades estabelecidas e que parte da premissa que agora é o consumidor (não as marcas) quem “manda”, quem controla ou mesmo quem detêm o poder.


A utilização desta estratégia de marketing pressupõe inovação, risco e uma dose muito grande de vontade de creatividade.




Como toda a técnica esta apresenta algumas vantagens e desvantagens, relativamente a primeira podemos deparamo-nos com um melhor e mais proximo relacionamento com o cliente, este torna-se automaticamente uma técnica mais personalizada, é tambem mais autentica e onde se poderá dar largas à inaginação.


Por ouro lado a desvantagem que se salienta mais neste caso é o seu nivel de risco, por ser algo tão livre tão personalizado e verdadeiro, poderá entrar em choque com as diversas mentes da sociedade onde se vive.



A Converse Shoes é uma multinacional distuingue-se das restantes marcas devido à sua forma de estar no mercado de calçado para jovens, compreende-os e aceita-os tal como estes são, com todas os seus "defeitos e manias", criando uma quebra no que é normal, fungindo a todas as regras que no geral todas as grandes marcas multinacionais seguem...









Livro: Ogden/Crescitelli "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição Pearson Prentice Hall

Comentário:

Um bom exemplo de punk marketing é a marca Converse, tal como podemos obeservar neste video, uns ténis que já duram há imenso tempo... que perccorreu inúmeras gerações e que mesmo assim conquista um vasto mercado.

O video mostra-nos isso mesmo, não se trata de ser novo, trata-se de serem Converse e que nunca as iremos trocar por outras, passe o tempo que passar.

A técnica de Punk Marketing vem com a Converse, arriscar tudo com a sua forma de interagir com público-alvo, gritando bem alto, "Bem ou mal falem de mim... Porque eu estou aqui!"

BuzzMarketing

Trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a passar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas, segundo Arthur D. Little.

O Buzz marketing profissionalizou-se exactamente para atender a esta nova procurra. Se antes a disseminação de idéias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e gerir este tipo de ação de marketing.


Vantagens do BuzzMarketing
  • Facilmente e rapidamente difundido por qualquer meio de comunicação com baixo investimento.

Desvantagens do BuzzMarketing

  • No inico consegue-se controlar, mas no meio do processo depois de difundido por milhares de pessoas, não se consegue alterar, numa fase avançada do processo começa a haver falta de precisão na mensagem, podendo até a ser negativo.

O BUZZ MARKETING é uma modalidade de comunicação cujo conceito se aproxima do de Marketing Viral, tanto que muitas vezes os dois são entendidos como a mesma coisa. Fundamentalmente, a diferença está no facto de que o marketing viral é feito exclusivamente pela internet, enquanto o buzzmkt não.

Porém ambos estãofortemente relacionados com a propagação da mensagem pelo boca em boca ou por formas não convencionais. A intenção do buzz mkt é criar um burburinho, colocar assim um tema em evidência, fazer com que determinado assunto ganhe relevância nos comentários entre as pessoas.

Sabemos que apesar de ter um nome diferente, o marketing de guerrilhapode ser cinsiderado, na prática, como uma variação do buzz mkt, razão pela qual não consta como um tópico especifico do mix da comunicação.



Bons exemplos de BuzzMarketing são por exemplo cantoras como Ana Free e Mallu Magalhães bastante divulgadas na internet, onde começaram a ser muito visitadas através do youtube, este fenómeno aconteceu porque estas notícias foram-se alastrando de pessoa em pessoa. Este método cada vez é mais usado devido a sua eficácia, no caso particular destas cantoras, cada vez mais se vê isto mesmo a acontecer...





Fonte: American Marketing Association

http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=1850

James R. Ogden, Edson Crescitelli, "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição


Comentário:

Neste video verificamos a forma como o consumidor selecciona o que quer, os meios que o afecta na sua selecção, tudo de forma abstracta. No fim revela-nos que o consumidor opta pelo produto que está menos visivel, e assim divulga-o a outros consumidores sobre esse mesmo produto.

Os limites entre as técnicas de comunicação consideradas neste blogue como sendo inovadoras, são por vezes dificeis de serem fixadas, pois sobrepõem-se em muitos aspectos. É fácil perceber pontis em comum entre advertainment, marketing viral e buzzmarketing.

Gerar um buzzmarketing intencional, de carácter positivo para atender a um interesse empresarial ou mesmo comercial não será tarefa fácil, no entanto, essa é a única forma de ganhar repercussão e credibilidade na mensagem emitida.