quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Event Marketing

Falamos de feiras, congressos, seminários, exposições, shows etc. Os eventos podem ser classificados em duas categorias básicas: eventos com orientação técnica e eventos destinados ao público em geral.
Eventos com orientação técnica os mais comuns são os congressos e feiras, tendo maior repercussão na área técnica e de negócios dos sectores business-to-business. Nesses segmentos os eventos representam uma importante oportunidade para a comunicação, pois no geral estes eventos concentram grande volume de público-alvo e têm disponibilidade para receber mensagens.
Eventos destinados ao público em geral ou seja os consumidores. Esses eventos envolvem por norma produtos de consumo de compra comparada.
Event Marketing pode ser muito proveitoso, pois oferece ao consumidor uma relação mais intíma, fornecendo também muitos informações sobre o produto ou mesmo serviço, permite uma interação mais aproximada com o público, bem aproveitado o evento pode fluir com grande cratividade, cada vez tem uma maior capacidade de inovação, e por fim, o consumidor gosta daquilo que se destaca e este tipo de técnica normalmente causa grande impacto.
Contudo existem alguns factores que não abonam á pratica desta técnica, sendo, a falta de tempo para o devido planeamento do evento e o alto investimento que este requer, dependendo das dimensões.
Fonte:Ogden, Crescitelli, "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição Pearson
BOM EXEMPLO


Comentário:

Tal como podemos observar neste video, o Red Bull Air Race no Porto foi um autentico record, no que respeita a audiência, a organização, o próprio local, e principalmente a própria marca que patrocinou todo o evento que conquistou uma quota de mercado fantástica. Pelo facto de ter corrido tão bem voltaram a repetir um ano depois.

Este tipo de evento favorece não só a marca, Red Bull mas também o próprio local (fica destacado como sendo um bom sítio para promover variados eventos ao ar livre), favorece também o próprio desporto em si, que em Portugal não era muito reconhecido.

A livre associação da marca aos aviões, porque trata-se de uma bebida que nos dá "asas...", leva o evento muito mais além do que o esperado.

Esta técnica quando bem delineada pode gerar grandes proveitos para uma empresa e não só, tendo inúmeros benefícios, eventos deste género.

Sem comentários: