quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Marketing Tribal

O marketing tribal é uma forma de marketing que aposta na criação de grupos com interesses comuns e em dar a esses grupos produtos que vão ao encontro das suas necessidades e desejos.
No marketing tribal, há uma “tribo”, ou seja grupo de pessoas que partilham características semelhantes ou algum tipo de interesse semelhante, a quem é apresentado um produto que se sabe à partida que irá satisfazer os seus interesses e espalhar as vantagens do produto apresentado.
Com isto, há a criação de comunidades, muito facilitada pelas novas tecnologias, em particular a internet, mas não apenas desta forma. Uma pessoa que faz parte desta comunidade têm acesso não só aos últimos produtos da empresa em questão, como também pode interagir com elementos da própria empresa destacados para este trabalho em particular, como com os membros do grupo, obtendo sugestões, ideias, conselhos, ou simplesmente comunicando com pessoas que partilham dos mesmos interesses, o que dá uma sensação de grupo e união.
Desta forma uma empresa não só consolida o grupo de consumidores fieis do produto, como também contribui para que “se espalhe a palavra” e aumente o grupo de pessoas pertencentes à tribo.
Vantagens:
  • Cria grande aproximação com os consumidores;
  • Maior fidelização do consumidor à respectica marca;
  • Os consumidores contribuem para o desenvolvimento da marca;
  • Tem vantagens económicas.

Desvantagens:

  • A sua mensagem pode ser mal recebida pelos consumidores;
  • Criação de conflitos entre "tribos".

Alguns Bons exemplos de Marketing Tribal:

Vodafone Extravaganza,TMN Moche,Optimus Tag.

Ogden, Crescitelli, "Comunicação integrada de Marketing" 2ª Edição PEARSON





Comentário:

Nestes 3 videos refletem os anúncios da Optimus Tag, do TMN Moche e do Vodafone Extravaganza, quase como autênticas "tribos" formam-se grupos para cada tipo de produto, falamos de produtos concorrentes entre si e que têm o mesmo tipo de segmento-alvo.

Cada marca, empresa tenta ganhar terreno exibindo cada um as suas qualidades, embra sejam produtos muito semelhantes, que quase não apresentam diferenças entre si. Em Portugal esta "guerra entre tribos móveis" será o caso mais flagrante e mais desenvolvido dos actuais tempos.

Sem comentários: