
Esta técnica pretende melhorar a eficácia da mensagem, uma vez que o modelo tradicional de publicidade está cada vez mais desgastado. A expectativa dos gestores de comunicação ao utilizarem essa modalidade é melhorar a recepção de mensagem, e principalmente aumentar o seu impacto, associando a marca do produto ou da empresa a algo que sej agradável ou que dê prazer ao público-alvo.
Contudo não se deverá substimar a reacção do público, que nem sempre verá com bons olhos a "invasão" do seu momento de lazer por mensagens comerciais. Nessse sentido, é importante que o advertainment seja desenvolvido a criar ou ampliar a "emoção" dentro de um momento de entertenimento e que seja percebi como parte integrante ou patrocinadora dessa emoção, evitando assim um possível efeito contrário ao pretendido.
Algumas vantagens:
- Interactividade com o público;
- Controlo sobre a mensagem que é transmitida;
- Multiplicação do impacto publicitário.
Apresentam-se assim alguns dos melhores exemplos de advertainment o filme da Chanel com a Nicole Kidman, o projecto BMWFilms da marca de automóveis ou o hino ‘Menos Ais’ da Galp Energia, lançado aquando do Euro 2004, este foram alguns que deram o que falar.
Fonte: http://www.meiosepublicidade.pt/2006/01/06/Dez_ideias_fortes_para_2006/
Ogden, Crescitelli, "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição Pearson
Esta técnica pode ser aplicada a programas de televisão, filmes, eventos, jogos, ou mesmo nos próprios filmes publicitários. Conceitualmente, é facil perceber pontos de similariedade entre o advertainment e outras modalidades de comunicação, como o product placement e o patrocínio, por exemplo.
O advertainment pode ser considerado não como uma nova forma de comunicação, mas sim como uma nova formatação da publicidade tradicional, pois a sua essência permanece a mesma: criar imagem e auxiliar no posicionamento da marca da empresa ou de produtos.
Sem comentários:
Enviar um comentário