segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

BuzzMarketing

Trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a passar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. Como os vírus reais, tais estratégias aproveitam o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas, segundo Arthur D. Little.

O Buzz marketing profissionalizou-se exactamente para atender a esta nova procurra. Se antes a disseminação de idéias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e gerir este tipo de ação de marketing.


Vantagens do BuzzMarketing
  • Facilmente e rapidamente difundido por qualquer meio de comunicação com baixo investimento.

Desvantagens do BuzzMarketing

  • No inico consegue-se controlar, mas no meio do processo depois de difundido por milhares de pessoas, não se consegue alterar, numa fase avançada do processo começa a haver falta de precisão na mensagem, podendo até a ser negativo.

O BUZZ MARKETING é uma modalidade de comunicação cujo conceito se aproxima do de Marketing Viral, tanto que muitas vezes os dois são entendidos como a mesma coisa. Fundamentalmente, a diferença está no facto de que o marketing viral é feito exclusivamente pela internet, enquanto o buzzmkt não.

Porém ambos estãofortemente relacionados com a propagação da mensagem pelo boca em boca ou por formas não convencionais. A intenção do buzz mkt é criar um burburinho, colocar assim um tema em evidência, fazer com que determinado assunto ganhe relevância nos comentários entre as pessoas.

Sabemos que apesar de ter um nome diferente, o marketing de guerrilhapode ser cinsiderado, na prática, como uma variação do buzz mkt, razão pela qual não consta como um tópico especifico do mix da comunicação.



Bons exemplos de BuzzMarketing são por exemplo cantoras como Ana Free e Mallu Magalhães bastante divulgadas na internet, onde começaram a ser muito visitadas através do youtube, este fenómeno aconteceu porque estas notícias foram-se alastrando de pessoa em pessoa. Este método cada vez é mais usado devido a sua eficácia, no caso particular destas cantoras, cada vez mais se vê isto mesmo a acontecer...





Fonte: American Marketing Association

http://www.mundodomarketing.com.br/materia.asp?codmateria=1850

James R. Ogden, Edson Crescitelli, "Comunicação Integrada de Marketing" 2ª Edição


Comentário:

Neste video verificamos a forma como o consumidor selecciona o que quer, os meios que o afecta na sua selecção, tudo de forma abstracta. No fim revela-nos que o consumidor opta pelo produto que está menos visivel, e assim divulga-o a outros consumidores sobre esse mesmo produto.

Os limites entre as técnicas de comunicação consideradas neste blogue como sendo inovadoras, são por vezes dificeis de serem fixadas, pois sobrepõem-se em muitos aspectos. É fácil perceber pontis em comum entre advertainment, marketing viral e buzzmarketing.

Gerar um buzzmarketing intencional, de carácter positivo para atender a um interesse empresarial ou mesmo comercial não será tarefa fácil, no entanto, essa é a única forma de ganhar repercussão e credibilidade na mensagem emitida.

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